Advocacia Marcio Aurelio Reze, especialistas em Direito Trabalhista e Direito Previdenciário em Sorocaba e região.

(15) 3232-4121 / 3212-9510

Publicações

Acompanhe a publicação sobre Direito Previdenciário..

Aposentadoria em 2024: o que mudou?

Aposentadoria em 2024: o que mudou?

 A partir do início deste ano, os cidadãos brasileiros que estão se aproximando da aposentadoria enfrentarão novos critérios etários para alcançar este benefício.

 

Sob as normas atuais, que entraram em vigor após a última reforma previdenciária, as mulheres precisam ter 62 anos de idade e 15 anos de contribuição, enquanto os homens devem ter 65 anos de idade e 15 anos de contribuição para se aposentar. Entretanto, com as recentes modificações, haverá um acréscimo de seis meses na idade mínima necessária a cada ano, mas isso é especificamente nas regras de transição.

 

A partir do primeiro dia de janeiro de 2024, a idade mínima para a aposentadoria sofrerá um aumento. Os trabalhadores que estão próximos de alcançar a aposentadoria devem estar cientes de que, no próximo ano, a idade necessária para este benefício no Brasil será ajustada.

 

Na situação atual, em 2023, a idade mínima para aposentadoria é de 63 anos para os homens e 58 anos para as mulheres. No entanto, com a chegada de 2024, haverá um incremento nesses limites, passando a ser 63 anos e 6 meses para homens e 58 anos e 6 meses para mulheres.

É importante destacar que, apesar dessas alterações nas idades, a exigência de um tempo mínimo de contribuição continua válida. Para os homens, o período necessário é de 35 anos de contribuição, enquanto para as mulheres, é necessário contribuir por 30 anos.


Direito Previdenciário - Advocacia Marcio Aurelio Reze

Direito
previdenciário

Com a finalidade de garantir os direitos sociais do contribuinte, o Direito Previdenciário pertence a um dos ramos do Direito Público e é responsável pela regulamentação do INSS.
Conheça melhor os serviços que oferecemos no segmento do Direito Previdenciário

Assine nossa news
e acompanhe nossas novidades